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Como abrir uma vidraçaria de sucesso

Como abrir uma vidraçaria de sucesso

Saiba como abrir uma vidraçaria e os pontos mais importantes para se ter sucesso

Como em todo negócio, se você quer saber como abrir uma vidraçaria é preciso que você estude bastante. É necessário a realização de um plano de negócios, uma análise consistente do mercado, concorrência, preços praticados, fornecedores. Antes de pensar nos investimentos, realize pesquisas, confirme a viabilidade do negócio, pense que o seu dinheiro está em jogo. E você não vai querer perder um centavo, certo?

É possível realizar uma pesquisa sobre a viabilidade do negócio sem conhecimento prévio. Talvez você conheça seu público, se relacione com ele e tenha a facilidade de fazer uma pesquisa detalhada. O levantamento das informações é feito através de questionários, entrevistas e conversas com potenciais clientes. Foque em identificar informações importantes sobre o comportamento do público, onde ele se encontra e onde procura soluções referentes à sua área de atuação.

Porém se esse não for o caso e você tenha condições de investir contrate uma agência de pesquisa ou um profissional da área. Ele trará informações importantes e relevantes para o sucesso de seu negócio. Após a coleta dos dados confirme a viabilidade do negócio, localização do PDV e os investimentos a serem realizados.

A chave do negócio é a persona

Após todo esse processo é possível criar uma persona do seu cliente. Ela é exatamente um personagem semi-fictício que idealiza o seu cliente ideal. É a partir dele que você vai criar todo o seu plano de comunicação e ações de marketing. A persona vai nortear todos os conteúdos que você venha a criar e distribuir. Tudo o que for produzido será pensando nela. É possível que sua empresa tenha mais de uma persona, você pode por exemplo, atender uma pessoa física e uma empresa. A forma de abordagem para cada um é diferente, então você vai pensar suas estratégias de comunicação de modo diferente para cada um.

Notamos que o vidro cada vez mais tem ganhado força no mercado, arquitetos, designers e construtores tem optado pelo seu uso. O vidro traz um conceito de sofisticação e beleza aos ambiente. O que faz com que a procura por ele seja cada vez maior. Portanto, considere abrir uma vidraçaria como um bom investimento.

A revista vidro impresso criou um conteúdo muito interessante que pode complementar o que falaremos aqui e ajudar você a entender como abrir uma vidraçaria e ter sucesso.

Confira abaixo algumas dicas importantes para serem consideradas na abertura de uma vidraçaria.

Análise de preços e concorrência

Acreditamos que o ponto mais importante a ser analisado é a concorrência. O aumento da demanda pelo vidro não para de aumentar, por isso, atenção aos concorrentes. Avalie o mercado local e os preços praticados, os serviços ofertados e a qualidade dos serviços.

Pense sua estratégia analisando o concorrente, encontre falhas e oportunidades de melhorias no trabalho deles e use isso a seu favor.

Ponto de venda

Agora que você já realizou uma análise detalhada dos seus concorrentes e identificou oportunidades e melhorias. O próximo passo é definir uma localização para sua loja. Você deve identificar onde o seu público-alvo procura o seu tipo de serviço. A localização pode estar em um bairro ou em um centro comercial, o que guiará esta escolha é o consumidor.

Busque entender onde seus futuros clientes estão e invista no seu ponto de venda, monte uma estrutura eficiente e lucrativa. Invista nos equipamentos mais importantes para o funcionamento de uma vidraçaria e no visual da mesma. O ambiente deve ser agradável, é preciso transmitir segurança e profissionalismo ao cliente.

Funcionários

No ramo de vidraçarias é muito importante ter uma equipe qualificada de funcionários é possível que o SEBRAE possa ajudar nessa qualificação, vale a pena consultá-los. Todos devem ter conhecimentos ao menos básicos sobre vidro, desde os vidraceiros aos vendedores.

É importante que os vendedores transmitam segurança e conhecimento, gerando uma relação de confiança e proximidade com o cliente. Você não precisa de uma equipe grande, mas ela deve ser qualificada e eficiente. Estratégias de pós venda são muito interessantes para fidelização dos seus clientes clientes tente preparar sua equipe para tal.

Estoque de vidros e ferragens

Sua vidraçaria deve oferecer uma variedade de opções em produtos para seus clientes. Você deve ter opções de ferragens e vidros. Muitas vidraçarias optam pela montagem de um estoque, porém uma opção muito interessante é ter um fornecedor fixo. Algumas distribuidoras de ferragens e de vidro conseguem atender sua demanda com entregas rápidas. Alguma distribuidoras conseguem realizar uma entrega em até 24 horas dependendo da distância, possibilitando abrir mão de um estoque numeroso. A distribuidora se torna seu estoque fora da loja, procure por empresas que ofereçam variedade de produtos e que cumpram com prazos.

Publicidade e marketing

Com a análise dos dados da concorrência, o ponto de venda escolhido e uma equipe eficiente, vamos captar novos clientes. Você já tem todo o necessário para iniciar suas atividades, agora é necessário que as pessoas saibam que você pode ajudar. Procure uma agência de publicidade ou contrate profissionais que possam buscar soluções para captação de clientes e oportunidades. Ações como panfletagem, cartazes, outdoors entre outras tradicionais podem ajudar. Porém um dos melhores caminhos para alavancar seu negócio com custo baixo é a internet. Muitos dos seus futuros clientes estão navegando pelas redes sociais, um site bem formulado também é importante, ações digitais tem trago excelentes resultados para empresas do segmento vidreiro.

Esperamos ter sanado grande parte de suas dúvidas, se tiver mais alguma, comente abaixo e tentaremos ajudar.

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