Menu fechado

Normas técnicas para vidraçarias, você sabe quais são?

Ferramentas para vidraceiros que representam as normas ABNT para vidraçarias, as quais citamos no post.

Saiba quais normas técnicas você deve seguir para garantir a qualidade dos serviços de sua vidraçaria.

As normas técnicas são fundamentais para o seu negócio. Cada vez mais o sucesso está atrelado ao profissionalismo e seriedade das empresas. É importante que exista uma gestão eficiente, qualificada e motivada capaz de trazer resultados seguindo as normas a ela impostas.

Desde 1940 a ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas é responsável pela normalização técnica de variados setores do desenvolvimento nacional.

E com o vidro não poderia ser diferente, a Associação Brasileira de Norma Técnicas criou algumas regras essenciais que vão qualificar sua vidraçaria. O processo de profissionalização das vidraçarias passa pelo cumprimento das regras criadas pela ABNT.

Mas você sabe quais são essas regras?

Listamos abaixo as regras mais importantes e esperamos que auxilie você leitor a iniciar se já não feito, o processo de profissionalização do seu negócio.

NBR NM 293 – Terminologia de vidros planos e dos componentes acessórios a sua aplicação | 2004

Estabelece os termos aplicáveis a produtos de vidro plano em chapas e acessórios usados na construção civil.

NBR NM 294 – Vidro float | 2004

Tem por objetivo estabelecer as dimensões e requisitos de qualidade (em relação aos defeitos ópticos e de aspecto) do vidro plano float, incolor e colorido destinados aos mercados de arquitetura e decoração. Também estabelece a sua composição química e suas principais características físicas e mecânicas.

NBR NM 295 – Vidro aramado | 2004

Tem por objetivo especificar as dimensões e requisitos mínimos de qualidade em relação aos defeitos ópticos, de aspecto e do arame metálico do vidro aramado.

NBR NM 297 – Vidro impresso | 2004

Tem por objetivo especificar as dimensões e requisitos de qualidade em relação aos defeitos de aspecto do vidro plano impresso. Também estabelece a sua composição química e suas principais características físicas e mecânicas.

NBR NM 298 – Classificação do vidro plano quanto ao impacto | 2006

Estabelece a classificação de produtos de vidro plano, os requisitos e os métodos de ensaio para o vidro plano ser considerado como vidro de segurança.

NBR 7199 – Vidros na construção civil | 2016

Projeto, execução e aplicações. Especifica os requisitos para projeto, execução e aplicações de vidros na construção civil.

NBR 7334 – Vidros de segurança: determinação dos afastamentos quando submetidos à verificação dimensional e suas tolerâncias – método de ensaio | 2011

Prescreve o método para determinação da forma de verificação das dimensões das peças de vidros de segurança.

NBR 9499 – Vidros de segurança: ensaio de resistência à alta temperatura | 2015

Prescreve o método de ensaio de resistência à alta temperatura para vidros de segurança.

NBR 9502 – Vidros de segurança: ensaio de resistência à umidade | 2015

Especifica o método de ensaio de resistência à umidade, para vidros de segurança.

NBR 9503 – Vidros de segurança: determinação da transmissão luminosa | 2015

Especifica o método de ensaio para determinação da transmissão luminosa em vidros de segurança.

NBR 9504 – Vidros de segurança: determinação da distorção óptica | 2015

Prescreve o método de ensaio de determinação da distorção óptica para vidros de segurança.

NBR 12067 – Vidro plano: determinação da resistência à tração na flexão | 2001

Especifica um método para a determinação da resistência à tração na flexão de vidros planos. Adicionalmente, apresentasse o procedimento para a medição de flexão máxima oriunda, a ser determinado sempre que houver interesse.

NBR 14207 – Box de banheiro fabricados com vidro de segurança | 2009

Especifica os requisitos mínimos, em termos de segurança, para os materiais utilizados no projeto e na instalação de boxes de banheiro fabricados a partir de painéis de vidro de segurança para uso em apartamentos, casas, hotéis e outras residências.

NBR 14488 – Tampos de vidro para móveis: requisitos e métodos de ensaio | 2010

Especifica as exigências de desempenho necessárias para garantir a segurança da aplicação de vidro, utilizado na composição de mesas, aparadores e similares.

NBR 14564 – Vidros para sistemas de prateleiras | 2017

Requisitos e métodos de ensaio. Esta norma especifica os requisitos de desempenho e o método de ensaio necessários para garantir a segurança da aplicação do vidro na composição de sistemas de prateleiras.

NBR 14696 – Espelhos de prata – requisitos e métodos de ensaio | 2015

Especifica os requisitos gerais e métodos de ensaio para avaliar a durabilidade e a qualidade dos espelhos de prata manufaturados, utilizados na construção civil e na indústria moveleira.

NBR 14697 – Vidro laminado | 2001

Especifica os requisitos gerais, métodos de ensaio e cuidados necessários para garantir a segurança e a durabilidade do vidro laminado em suas aplicações na construção civil e na indústria moveleira, bem como a metodologia de classificação deste produto como vidro de segurança.

NBR 14698 – Vidro temperado | 2001

Especifica os requisitos gerais, métodos de ensaio e cuidados necessários para garantir a segurança, a durabilidade e a qualidade do vidro temperado plano em suas aplicações na construção civil, na indústria moveleira e nos eletrodomésticos da linha branca. Também fornece a metodologia de classificação deste produto como vidro de segurança.

NBR 15737 – Perfis de alumínio e suas ligas com acabamento superficial | 2009

Especifica os requisitos para o acabamento superficial dos perfis de alumínio e suas ligas, o vidro, o selante estrutural, a torção dos painéis e o espaçador perimetral utilizados na colagem estrutural de vidro (CEV), assim como o cálculo da junta estrutural e o procedimento para esta colagem.

NBR 15198 – Espelhos de prata: beneficiamento e instalação | 2005

Especifica os requisitos mínimos para beneficiamento e instalação dos espelhos de prata, de maneira a garantir a durabilidade e a segurança do produto.

NBR 16015 – Vidro insulado: características, requisitos e métodos de ensaio | 2012

Determina as características, requisitos e métodos de ensaio do vidro insulado plano utilizado na construção civil e em unidades de condicionamento térmico e/ou acústico.

NBR 16023 – Vidros revestidos para controle solar: requisitos, classificação e métodos de ensaio | 2011

Estabelece as características e propriedades e específica os requisitos gerais e métodos de ensaio para garantir a qualidade e o desempenho dos vidros revestidos para controle solar.

NBR 16259 – Sistemas de envidraçamento de sacadas | 2014

Requisitos e métodos de ensaio. Estabelece os requisitos e métodos de ensaio que asseguram o desempenho dos sistemas de envidraçamento de sacadas em edificações de uso público ou privado.

E você já tem todas as Normas e tem as aplicado em sua vidraçaria?

A empresa Target parceira da ABNT oferece as normas com um preço mais acessível e você pode adquirir todas as normas de forma eletrônica.

Gostou das dicas? Então compartilhe este post.

Banner para download do ebook gestão de negócios para vidraçarias

 

Comments

comments

2 Comentários

  1. Pingback:Ano novo vida nova! Dicas de planejamento para sua vidraçaria.

  2. Pingback:Os 6 cuidados essenciais na instalação de vidros grandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *