Saiba quais normas técnicas você deve seguir para garantir a qualidade dos serviços de sua vidraçaria.
As normas técnicas são fundamentais para o seu negócio. Cada vez mais o sucesso está atrelado ao profissionalismo e seriedade das empresas. É importante que exista uma gestão eficiente, qualificada e motivada capaz de trazer resultados seguindo as normas a ela impostas.
Desde 1940 a ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas é responsável pela normalização técnica de variados setores do desenvolvimento nacional.
E com o vidro não poderia ser diferente, a Associação Brasileira de Norma Técnicas criou algumas regras essenciais que vão qualificar sua vidraçaria. O processo de profissionalização das vidraçarias passa pelo cumprimento das regras criadas pela ABNT.
Mas você sabe quais são essas regras?
Listamos abaixo as regras mais importantes e esperamos que auxilie você leitor a iniciar se já não feito, o processo de profissionalização do seu negócio.
NBR NM 293 – Terminologia de vidros planos e dos componentes acessórios a sua aplicação | 2004
Estabelece os termos aplicáveis a produtos de vidro plano em chapas e acessórios usados na construção civil.
NBR NM 294 – Vidro float | 2004
Tem por objetivo estabelecer as dimensões e requisitos de qualidade (em relação aos defeitos ópticos e de aspecto) do vidro plano float, incolor e colorido destinados aos mercados de arquitetura e decoração. Também estabelece a sua composição química e suas principais características físicas e mecânicas.
NBR NM 295 – Vidro aramado | 2004
Tem por objetivo especificar as dimensões e requisitos mínimos de qualidade em relação aos defeitos ópticos, de aspecto e do arame metálico do vidro aramado.
NBR NM 297 – Vidro impresso | 2004
Tem por objetivo especificar as dimensões e requisitos de qualidade em relação aos defeitos de aspecto do vidro plano impresso. Também estabelece a sua composição química e suas principais características físicas e mecânicas.
NBR NM 298 – Classificação do vidro plano quanto ao impacto | 2006
Estabelece a classificação de produtos de vidro plano, os requisitos e os métodos de ensaio para o vidro plano ser considerado como vidro de segurança.
NBR 7199 – Vidros na construção civil | 2016
Projeto, execução e aplicações. Especifica os requisitos para projeto, execução e aplicações de vidros na construção civil.
NBR 7334 – Vidros de segurança: determinação dos afastamentos quando submetidos à verificação dimensional e suas tolerâncias – método de ensaio | 2011
Prescreve o método para determinação da forma de verificação das dimensões das peças de vidros de segurança.
NBR 9499 – Vidros de segurança: ensaio de resistência à alta temperatura | 2015
Prescreve o método de ensaio de resistência à alta temperatura para vidros de segurança.
NBR 9502 – Vidros de segurança: ensaio de resistência à umidade | 2015
Especifica o método de ensaio de resistência à umidade, para vidros de segurança.
NBR 9503 – Vidros de segurança: determinação da transmissão luminosa | 2015
Especifica o método de ensaio para determinação da transmissão luminosa em vidros de segurança.
NBR 9504 – Vidros de segurança: determinação da distorção óptica | 2015
Prescreve o método de ensaio de determinação da distorção óptica para vidros de segurança.
NBR 12067 – Vidro plano: determinação da resistência à tração na flexão | 2001
Especifica um método para a determinação da resistência à tração na flexão de vidros planos. Adicionalmente, apresentasse o procedimento para a medição de flexão máxima oriunda, a ser determinado sempre que houver interesse.
NBR 14207 – Box de banheiro fabricados com vidro de segurança | 2009
Especifica os requisitos mínimos, em termos de segurança, para os materiais utilizados no projeto e na instalação de boxes de banheiro fabricados a partir de painéis de vidro de segurança para uso em apartamentos, casas, hotéis e outras residências.
NBR 14488 – Tampos de vidro para móveis: requisitos e métodos de ensaio | 2010
Especifica as exigências de desempenho necessárias para garantir a segurança da aplicação de vidro, utilizado na composição de mesas, aparadores e similares.
NBR 14564 – Vidros para sistemas de prateleiras | 2017
Requisitos e métodos de ensaio. Esta norma especifica os requisitos de desempenho e o método de ensaio necessários para garantir a segurança da aplicação do vidro na composição de sistemas de prateleiras.
NBR 14696 – Espelhos de prata – requisitos e métodos de ensaio | 2015
Especifica os requisitos gerais e métodos de ensaio para avaliar a durabilidade e a qualidade dos espelhos de prata manufaturados, utilizados na construção civil e na indústria moveleira.
NBR 14697 – Vidro laminado | 2001
Especifica os requisitos gerais, métodos de ensaio e cuidados necessários para garantir a segurança e a durabilidade do vidro laminado em suas aplicações na construção civil e na indústria moveleira, bem como a metodologia de classificação deste produto como vidro de segurança.
NBR 14698 – Vidro temperado | 2001
Especifica os requisitos gerais, métodos de ensaio e cuidados necessários para garantir a segurança, a durabilidade e a qualidade do vidro temperado plano em suas aplicações na construção civil, na indústria moveleira e nos eletrodomésticos da linha branca. Também fornece a metodologia de classificação deste produto como vidro de segurança.
NBR 15737 – Perfis de alumínio e suas ligas com acabamento superficial | 2009
Especifica os requisitos para o acabamento superficial dos perfis de alumínio e suas ligas, o vidro, o selante estrutural, a torção dos painéis e o espaçador perimetral utilizados na colagem estrutural de vidro (CEV), assim como o cálculo da junta estrutural e o procedimento para esta colagem.
NBR 15198 – Espelhos de prata: beneficiamento e instalação | 2005
Especifica os requisitos mínimos para beneficiamento e instalação dos espelhos de prata, de maneira a garantir a durabilidade e a segurança do produto.
NBR 16015 – Vidro insulado: características, requisitos e métodos de ensaio | 2012
Determina as características, requisitos e métodos de ensaio do vidro insulado plano utilizado na construção civil e em unidades de condicionamento térmico e/ou acústico.
NBR 16023 – Vidros revestidos para controle solar: requisitos, classificação e métodos de ensaio | 2011
Estabelece as características e propriedades e específica os requisitos gerais e métodos de ensaio para garantir a qualidade e o desempenho dos vidros revestidos para controle solar.
NBR 16259 – Sistemas de envidraçamento de sacadas | 2014
Requisitos e métodos de ensaio. Estabelece os requisitos e métodos de ensaio que asseguram o desempenho dos sistemas de envidraçamento de sacadas em edificações de uso público ou privado.
E você já tem todas as Normas e tem as aplicado em sua vidraçaria?
A empresa Target parceira da ABNT oferece as normas com um preço mais acessível e você pode adquirir todas as normas de forma eletrônica.
Gostou das dicas? Então compartilhe este post.
Pingback:Ano novo vida nova! Dicas de planejamento para sua vidraçaria.
Pingback:Os 6 cuidados essenciais na instalação de vidros grandes